Equipe - Operação de riso

Colocando você em contato com seu lado mais saudável! Faça parte desta operação!

Equipe

Kleber Brianez (Dr. Nérdolino Wasowsky) – Coordenador Geral e Ator
Dr. Nérdolino Wasowsky

Ator, formado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul no curso de Habilitação Profissional de Técnico de Ator. Estudou com profissionais renomados, dentre eles, Bete Dorgam, Cristiane Paoli Quito, Ésio Magalhães, Dagoberto Feliz, Silvia Leblon, Doutores da Alegria e com Philippe Gaulier, na França. Integra, desde 2007, o "Programa Palhaços em Rede", oferecido pelos Doutores da Alegria. Foi vencedor de dois Prêmios FEMSA Coca-cola 2013, na Categoria Especial e Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade, pelo espetáculo Esparrama Pela Janela, do Grupo Esparrama. Com este mesmo Grupo, do qual é sócio-fundador e ator, foi contemplado em 2014 com o Edital Rumos Itaú Cultural, pelo projeto “Janelas do Minhocão”. Integrou, de 2009 a 2012, a Cia. Circo de Bonecos, onde pesquisou e praticou a linguagem do Palhaço e do Teatro de Animação, sob a direção e coordenação de Cláudio Saltini. Recebeu em 2011 o Prêmio FEMSA Coca-cola de melhor trilha sonora, com o espetáculo Circo de Pulgas, da Cia. Circo de Bonecos e com esta mesma Cia. participou do FITO (Festival Internacional de Teatro de Objetos) em Porto Alegre, Belo Horizonte, Florianópolis, Campo Grande, Brasília, Curitiba e Recife. Esteve em cartaz em 2013 e 2014 com o espetáculo que discute o bullying: E AGORA COMO FAZ? (Proac ICMS e Lei Rouanet), inspirado na obra de Eva Furnari. Além de atuar nessa produção também desenvolveu o roteiro e o texto, em parceria com Raul Figueiredo, artista formador dos Doutores da Alegria. É palhaço desde 1998 e trabalha com humanização hospitalar desde 2002. Em 2005, juntamente com Ligia Campos, fundou o Grupo Operação de Riso.


Lígia Campos (Dra. Pafúncia Maionese) - Coordenadora Artística e Atriz
Dra. Pafúncia Maionese

Atriz formada na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e com licenciatura plena em Artes pela FAINC. É sócia fundadora grupo Operação de Riso, que leva a linguagem do palhaço aos hospitais públicos e privados da Grande São Paulo. Por esta ação o Grupo Operação de Riso recebeu dois importantes prêmios do governo federal: I e II Prêmio Cultura e Saúde. Pôde realizar um intercâmbio com o grupo Le Rire Médicin e curso com o mestre Phillipe Gaullier, na França. Atuou durante três anos na Cia. Circo de Bonecos, onde pesquisou a linguagem da manipulação de bonecos, objetos e do teatro infantil. Atualmente integra o Grupo Esparrama que tem em seu repertório os espetáculos “2po4” e “Esparrama pela Janela”, este último ganhador de 2 prêmios FEMSA Coca Cola pela Direção e Prêmio Especial Sustentabilidade e um prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro na categoria Ocupação de Espaço.


Renato Ribeiro (Dr. Claudius DoLatim) - Ator
Dr. Claudius DoLatim

Ator /palhaço formado pelo Programa de Formação de Palhaços para Jovens dos Doutores da Alegria em 2011. Fundador da Trupe DuNavô em 2011, que recebeu o incentivo do Edital VAI por 3 anos consecutivos o que permitiu ao grupo uma intensa pesquisa sobre o palhaço e sua relação com a rua e a montagem do espetáculo "Refugo Urbano". Ator na Cia Le Nez com o espetáculo "Fora do Bumbo – O Musical", ganhador do prêmio de Melhor Espetáculo Infantil no 16° Cultura Inglesa Festival em 2012. Em sua formação como palhaço teve contato com grande mestres como Ésio Magalhães, Palhaço Chacovachi (Argentina), Dagoberto Feliz e Michael Christensen (Nova Iorque). Atua no grupo Operação de Riso desde 2012.


Gabi Zanola (Dra. Pamplona) - Atriz
Dra. Pamplona

Atriz formada pelo SENAC em 2009. Como palhaça, concluiu o Programa de Formação de Palhaços para Jovens dos Doutores da Alegria em 2011. Fundadora da Trupe DuNavô em 2011, que recebeu o incentivo do Edital VAI por 2 anos consecutivos o que permitiu ao grupo uma intensa pesquisa sobre o palhaço e sua relação com a rua. Integrou a companhia Vai Antônio durante 3 anos,onde a pesquisa sobre o melodrama resultou no espetáculo “Mi corazon sufre”. Em sua formação como palhaço teve contato com grande mestres como Ésio Magalhães, Palhaço Chacovachi (Argentina), Dagoberto Feliz e Michael Christensen (Nova Iorque) e Norman Taylor (Inglaterra). Atua no grupo Operação de Riso desde 2012.


Rani Guerra (Dr. Batatinha) - Ator
Dr. Batatinha

Ator, palhaço e Cantor Lírico formado pelo Conservatório de Tatuí (SP) CDMCC. É membro fundador do Grupo Esparrama, onde desenvolve suas pesquisas de palhaço e música. O grupo conta com dois espetáculos em repertório: “2POR4” e “Esparrama Pela Janela” que foi destaque de crítica e público em 2013/2014 em São Paulo, recebendo dois prêmios FEMSA (nas categorias Revelação e Sustentabilidade) e o prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro na categoria Ocupação de Espaços. Foi integrante da Cia. Circo de Bonecos por oito anos, até 2012, onde foi co-criadores dos seguintes trabalhos: 2010 - “Circo de Pulgas” (prêmios FEMSA de melhor espetáculo, ator e trilha sonora); 2008 - “Circo de Bonecos” (2 indicações no prêmio FEMSA); 2006 - “Guarda Zool” (Prêmio APCA de melhor direção, Coca-Cola Leva ao Teatro e 4 indicações para o Prêmio FEMSA), todos estes espetáculos com recomendações e reconhecimento dos principais críticos e jornais da cidade de São Paulo. Como preparador vocal destacam-se a participação nos seguintes projetos: preparador vocal da Turma 56 da EAD-USP direção Bete Dorgam, projeto especial de intercâmbio Cia do Miolo-SP e Grupo NATA-BA – “Exu, A Boca do Universo”; “Em Caso de Emergência Quebre o Vidro” da Cia do Miolo, Trilogia Inventiva- “Bandido é quem anda em Bando” e “Azar do Valdemar” da Cia. dos Inventivos; projeto “Barricada – Teatro de Feira” do grupo Estudo de Cena; “Opereta o Pequeno Príncipe” e “Opereta Pedro e o Lobo” – Festival de Inverno de Campos do Jordão. Como Diretor Musical: “Des’agua” e “Foi tudo por Terra” Coletivo ALMA e o musical “Quem bebeu o Leite” Grupo Inkethus. Como ator destacam-se também suas participações em Arena Conta Danton da Cia. Livre, “Descalabro” e “A Peleja” da Trupe Pau a Pique e “Antígona” do CDMCC. Integra o Grupo Operação de Riso desde 2012.


Suzana Aragão (Dra. Bólots) - Atriz
Dra. Bólots

Pós-graduada em Artes Cênicas pela Universidade São Judas Tadeu e com formação em Direção Teatral na ECA – USP e Escola Livre de Teatro. É formadora convidada da SP Escola de Teatro e entre 2.000 e 2.012 foi Diretora do Grupo de Teatro da Univ. São Judas – Projeto voltado para formação de público do ensino médio. Atriz do Grupo Folias D’arte participou entre outros espetáculos de “Folias Galileu”, com direção de Dagoberto Feliz, “A Saga Musical de Cecília”, com roteiro de Dagoberto Feliz, textos de Carlos Francisco e direção de Danilo Grangheia, “Algo de Negro” de Thiago Mendonça e direção de Carlos Francisco, “Medida por Medida” de William Shakespeare, tradução e adaptação de Fabio Brandi Torres, “Medéia, a Mulher Fera” de Reinaldo Maia e direção de Dagoberto Feliz. Foi assitente de direção nos espetáculos “BR3” direção de Antônio Araújo, Teatro da Vertigem em 2006 e em “O Príncipe da Dinamarca” Texto e direção de Ângelo Brandini da Cia. Vagalum Tum Tum. Atua no Grupo Operação de Riso desde 2013.


Gis Pereira (Dra. Elisa Betana) - Atriz
Dra. Elisa Betana

Atriz formada pela Universidade São Judas Tadeu. Como palhaça, concluiu o Programa de Formação de Palhaços para Jovens dos Doutores da Alegria em 2011. Fundadora da Trupe DuNavô em 2011, que recebeu o incentivo do Edital VAI por 3 anos consecutivos o que permitiu ao grupo uma intensa pesquisa sobre o palhaço e sua relação com a rua a montagem do espetáculo “Refugo Urbano”. Em sua formação como palhaço teve contato com grande mestres como Ésio Magalhães, Palhaço Chacovachi (Argentina), Dagoberto Feliz e Thaís Ferrara. Integra a companhia Vai Antônio, onde a pesquisa sobre o melodrama resultou no espetáculo “Mi corazon sufre” contemplado pelo ProAc Primeiras obras. Com o Grupo Pandora de Teatro, atuou no espetáculo “Cimento Perus”, projeto incentivado pela Lei de fomento ao teatro na cidade de São Paulo. Em 2013 passa a lecionar teatro na Escola de Artes César Antônio Salvi em Osasco. Atua no Grupo Operação de Riso desde 2013. E em 2014 estreia pela primeira e segunda vez, concomitantemente, como mãe de Beatriz e Pedro.


Iarlei Rangel Gestão e Produção
Iarlei Rangel

Iarlei Rangel é Produtor, Diretor e Iluminador. Formado em Licenciatura – Teatro pela UNESP tem como destaque em seu currículo de Produtor os seguintes trabalhos: Esparrama pela Janela - Grupo Esparrama – intervenção cênica no Minhocão (indicado em 3 categorias do Prêmio FEMSA e a uma do Prêmio CPT) ; . 2POR4 - Grupo Esparrama - (selecionado pelo Projeto Viagem SESI Arte-Educação e Recreio nas Férias SESC Osasco); Relampião - produtor - Cias. do Miolo e Paulicea - Proac Icms 2012 - (selecionado para FIT, FILO, FENTEPP, Circuito SESC de Artes e Festival de Havana - Cuba e Festival de Fortaleza); Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo - produtor executivo - Edições de 2011 a 2013 e Ifigênia - Cia Elevador de Teatro Panorâmico - (Indicado ao Prêmio CPT 2012); Cia. Circo de Bonecos – produtor de projetos - selecionados no PROAC 2010 e 2011 e no Edital Myriam Muniz 2010.


designed by wellington carrion